Sistema Prisional 13/11/2025 - 11:11:07
TJAL discute ações do programa que acompanha jovens após cumprimento de medida socioeducativa
Reunião do Grupo de Trabalho do programa “Pega a Visão” foi realizada nesta quinta (13), na sede do tribunal; iniciativa já acompanha 51 jovens em Alagoas

Grupo de Trabalho se reuniu nesta quinta (13), na sede do TJAL. Grupo de Trabalho se reuniu nesta quinta (13), na sede do TJAL. Thássia Leite

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) discutiu, nesta quinta-feira (13), novas ações do programa “Pega a Visão”, que acompanha jovens e adolescentes após o cumprimento de medidas socioeducativas. A reunião, realizada na sede do tribunal, reuniu os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela iniciativa.

O desembargador Márcio Roberto Tenório, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo (GMF) do TJAL, destacou que o acompanhamento é fundamental para garantir a reinserção social dos adolescentes.

“Nosso objetivo é que esses jovens, após cumprirem suas sanções, possam retornar ao convívio social ressocializados, com uma conduta melhorada. Por isso, esse acompanhamento é tão importante”, afirmou o desembargador.

Desembargador Márcio Roberto destacou importância do acompanhamento dos jovens. Foto: Maria Eduarda Baltar.

A reunião foi conduzida pelo juiz João Paulo Martins, coordenador do GT, e contou com a presença de representantes de instituições estaduais e municipais ligadas à rede de proteção e garantia de direitos.

Garantia de direitos

A coordenadora do programa “Pega a Visão”, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, Patrícia Amorim, apresentou as atividades desenvolvidas nos últimos meses e reforçou a importância da integração entre as instituições.

“É importante que haja esse estreitamento do diálogo entre os atores da rede que compõem a garantia de direitos na área do sistema socioeducativo. A rede começa a dialogar e a conhecer melhor o trabalho que cada ator vem desenvolvendo, para que consigamos levar esse direito ao jovem e ao seu familiar”, explicou.

Durante o encontro, foram discutidas novas propostas para fortalecer o programa, como a aquisição de equipamentos e oferta de atividades culturais, definição do fluxo de encaminhamento dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para o acompanhamento pós-medida e a criação de um programa Jovem Aprendiz no Judiciário.

Atualmente, 51 jovens estão sendo acompanhados pelo “Pega a Visão” em Alagoas.

Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.