O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, afirmou que o novo fórum de São Miguel dos Campos, reinaugurado nesta segunda-feira (4), fortalece o Judiciário no interior.
"A Justiça deve estar presente, com qualidade e dignidade, em todas as regiões do estado, não só na capital. Há muito a ser feito e estamos comprometidos com esse desafio", afirmou o desembargador.
Fábio Bittencourt destacou que o novo fórum vai proporcionar mais conforto aos magistrados, servidores e jurisdicionados. O objetivo, ressaltou, é garantir que o servidor trabalhe com mais segurança e condições adequadas e que o cidadão, ao buscar seus direitos, encontre um ambiente acolhedor.
"Estamos empenhados na modernização do Judiciário alagoano e em oferecer mais conforto, acessibilidade e dignidade aos jurisdicionados", destacou.
Reforma
O fórum, que recebe o nome do desembargador Moura Castro, passou por ampliação e melhorias estruturais. O prédio agora conta com nova fachada e paisagismo.
O local passou por revisão da rede elétrica e reorganização das fiações expostas. Espaços antes subutilizados deram lugar a salas destinadas ao Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e atendimento multidisciplinar.
As varas receberam novos balcões de atendimento, mobÃlia e tiveram sanados problemas de infiltração. Os servidores agora contam com um novo refeitório, mais espaçoso e confortável.
As obras foram planejadas e supervisionadas pela Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra) do TJAL, e foram custeadas com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris). A reforma teve inÃcio na gestão do desembargador Fernando Tourinho (biênio 2023/2024).
"O fórum foi na realidade modernizado, porque era antigo, de 2002. O estacionamento foi ampliado e teve a coberta substituÃda", explicou a diretora do Dinfra, Cláudia Lisboa, ressaltando que o fórum proporciona mais acessibilidade, com piso tátil e plataformas elevatórias.
O Salão do Júri, que recebe o nome do procurador de justiça Joubert Câmara Scala, foi completamente reformado, seguindo os padrões adotados pelo Judiciário alagoano, com novo piso, teto, pintura, guarda-corpo e mobiliário.
Fórum de São Miguel dos Campos recebeu melhorias na estrutura e na acessibilidade. Foto: Caio Loureiro
Homenagens
A neta do desembargador Moura Castro, Christine César, agradeceu ao TJAL pela homenagem feita ao avô. "Ele dedicou 44 anos de sua vida à carreira jurÃdica. Era uma pessoa simples, exemplo de magistrado Ãntegro, ético e corajoso".
Joubert Tenório, neto de Joubert Câmara Scala, também agradeceu pela homenagem ao avô. "A famÃlia fica muito honrada. Meu avô dedicou sua vida à justiça alagoana".
Simone Paula da Silva, neta do promotor de justiça José César Sobrinho, que dá nome ao Juizado Especial da Comarca, também discursou. "Foi um exemplo de profissional e de representante da justiça".
O presidente Fábio Bittencourt enalteceu a trajetória dos três homenageados. "Moura Castro é um grande nome da história jurÃdica e intelectual do nosso estado. Joubert Scala desenvolveu um trabalho de grande relevância e José César muito honrou o Ministério Público de Alagoas".
BenefÃcios
Para a juÃza Renata Malafaia, diretora do fórum, o novo espaço vai contribuir com o trabalho de magistrados e servidores. "Quando as pessoas se sentem acolhidas, o trabalho se torna mais fácil. Vamos oferecer a melhor prestação jurisdicional possÃvel para fazer jus ao presente que nos foi dado".
O prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, compareceu à reinauguração. "O fórum vai oferecer importantes serviços à sociedade", enfatizou.
Também compareceram ao evento advogados, representantes do MP e da Defensoria, além de magistrados, servidores, vereadores e familiares dos homenageados.
Nova fachada do fórum de São Miguel dos Campos, reinaugurado nesta segunda-feira (4). Foto: Caio Loureiro
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br