Em um clima de emoção, a juÃza Lorena Sotto-Mayor se despediu do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e foi homenageada com o recebimento da Comenda Pontes de Miranda na Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis), nesta segunda (20).
O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, prestigiou a entrega da medalha e destacou a trajetória da magistrada em Alagoas.
“Comecei a trabalhar com a Lorena quando fui presidente da Escola de Magistratura. Desde então, trabalhamos juntos diversas vezes. E ela é isso, uma mulher guerreira que sempre está pronta para o trabalho e que me ajudou muito por todos os lugares que passamos”, disse o presidente do Judiciário alagoano.
Emocionada, Lorena Sotto-Mayor, falou sobre sua trajetória na magistratura. Foto: Caio Loureiro.
Homenagem e despedida
Durante a entrega da comenda, a juÃza Lorena Sotto-Mayor foi homenageada por desembargadores e juÃzes. Ela se despede do TJAL para exercer o cargo de titular de um cartório em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Emocionada, ela agradeceu o acolhimento que recebeu ao chegar do Rio Grande Norte, 16 anos atrás, para assumir o cargo de juÃza substituta no TJAL.
“Nunca vou esquecer tudo que vivi aqui e nem como o Tribunal de Justiça de Alagoas me recebeu. Foram 16 anos de esforços pessoais, de renúncias, de sacrifÃcios, mas também de êxitos e de uma entrega muito grande a uma missão institucional belÃssima que é a missão do magistrado”, destacou.
Ela ainda lembrou de quando precisou se afastar da comarca de Viçosa para sair de licença maternidade e de como isso a fez valorizar ainda mais o seu papel de magistrada naquela comunidade.
“Quando eu fui ter a minha primeira filhinha, eu tirei licença. E então me afastei da minha comarca, que era Viçosa. E num espaço muito curto eu comecei a receber notÃcias de fatos realmente ruins que estavam acontecendo na comarca. Na época eu realmente senti vontade de voltar. E aà eu realmente percebi o impacto que tem a presença do juiz na vida comunitária”, relembrou.
Durante a homenagem, Tourinho falou sobre o misto de alegria e saudade que a magistrada deixará. “Nós estamos alegres e torcendo pelo que ela vai desenvolver juntamente com o povo. Ela vai deixar saudade sim por tudo que ela realizou aqui. O Judiciário alagoano estará sempre de portas abertas para ela. Aqui ela sempre será uma grande amiga”, falou.
Comenda
A juÃza aposentada Maria Valéria Lins Calheiros também recebeu a comenda. Ela foi magistrada por 33 anos e atualmente exerce o cargo de conselheira na Almagis.
Ela agradeceu a honraria e destacou a felicidade em receber esta homenagem.
“Pra mim é uma grande alegria receber esta comenda. Os 33 anos que passei como magistrada me trazem muita alegria e orgulho e receber esta medalha é colher os bons frutos desse trabalho”, disse.
JuÃza aposentada Maria Valéria recebeu comenda na Almagis. Foto: Caio Loureiro.
O presidente da Almagis, magistrado Hélio Pinheiro, destacou a importância em entregar a mais alta honraria da instituição para duas grandes magistradas.
“Ao longo de suas carreiras, Valéria e Lorena superaram, com folga, os inúmeros desafios próprios dos relevantes cargos que ocuparam, notabilizando-se por seu perfil dialógico e por sua destacada sensibilidade jurÃdico-humanÃstica. Para elas, o direito não é apenas o que se sabe, mas também o que se sente”, disse.
Ele ainda aproveitou a oportunidade para demonstrar seu carinho e prestar homenagem à juÃza Lorena. “Hoje nos despedimos de você com o coração apertado, mas felizes, porque sabemos que, onde você estiver, estará melhorando a vida das pessoas e da comunidade onde você vive”.
Participaram do evento, os desembargadores Paulo Zacarias, Otávio Praxedes, Ivan Brito, Paulo Lima, Fábio Ferrario, Fábio Bittencourt, o desembargador aposentado José Carlos Malta, a diretoria da Almagis, entre outros juÃzes, familiares e amigos das homenageadas.