Corregedor dialoga com juiz e servidores da 1ª Vara de Delmiro. Foto: Niel Rodrigues
A Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) finalizou as inspeções judiciais nas comarcas do Sertão de Alagoas. Nesta quinta-feira (29), foram visitados os fóruns de Delmiro Gouveia, Mata Grande e Água Branca.
As inspeções foram cumpridas pelo Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos de Araújo Lima Neto e pelos juízes auxiliares da CGJAL, Marcella Pontes e Phillipe Alcântara, com o apoio dos servidores Rossane Teixeira e José Diego dos Santos.
A ideia que a gestão atual tenta implementar é de uma Corregedoria parceira. Não é uma Corregedoria que sai procurando erro para punir, mas para dialogar, conhecer as necessidades das unidades judiciais e elaborar planos de trabalho em benefício da sociedade, disse Domingos Neto.
Delmiro Gouveia
Na Comarca de Delmiro Gouveia, o Corregedor Domingos Neto e a magistrada Marcella Pontes dialogaram com os servidores e com os juízes Caio Evangelista, da 1ª Vara, Bruna Mendes, da 2ª Vara, e Raquel David, do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Gostaria apenas de elogiar o plano de trabalho desenvolvido por toda a equipe da Corregedoria, que vem se destacando por sua função pedagógica, fornecendo ferramentas muito úteis para a gestão da unidade judiciária, contribuindo para a celeridade e a melhor prestação jurisdicional, explicou Caio Evangelista.
A magistrada Bruna Mendes comentou que os manuais de práticas cartorárias, que foram elaborados pela Corregedoria e disponibilizados no intrajus, são imprescindíveis aos servidores.
Quando há um material, um livro ou manual, que explica as atividades que nós devemos cumprir, já facilita o nosso trabalho, porque não precisamos buscar outros meios para descobrir a solução; é só ler o manual que tudo já está explicado, disse.
A juíza Raquel David comentou sobre o perfil da gestão atual, que tem buscado garantir melhores condições de trabalho aos juízes e servidores e, consequentemente, o direito de Justiça à sociedade.
"A gente sabe que o perfil da Corregedoria, hoje, é no sentido de orientar, ajudar e se tiver alguma coisa errada, corrigir. Com isso, vai ajudar muito, tanto o trabalho da gente, quanto às pessoas que precisam de nós da Justiça, que terão direitos garantidos.
Diálogo com a OAB
A visita do Corregedor Domingos Neto ao Fórum de Delmiro Gouveia foi oportuna para estabelecer diálogo com o advogado Gerd Gomes, que representa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em oito municípios do Sertão.
Um dos pleitos apresentados pelos advogados foi a necessidade de ocupação por um magistrado titular na Comarca de Piranhas.
O Desembargador Domingos Neto indicou que vai envidar todos os esforços para, juntamente ao Tribunal de Justiça de Alagoas, conseguir o mutirão para dar vazão à contingência processual da unidade, ressaltou.
Mata Grande e Água Branca
Na Comarca de Mata Grande, o Corregedor Domingos Neto e o juiz Phillippe Alcântara foram recebidos pelo juiz Thiago Augusto Lopes de Morais; em Água Branca, dialogaram com o juiz Marcos Vinicios Linhares Constantino da Silva.
A inspeção in loco foi muito interessante e proveitosa, pelo caráter orientativo do órgão correicional, permitindo uma análise dos aspectos quantitativos e qualitativos dos trabalhos desenvolvidos na unidade, além de contribuir para o aperfeiçoamento das rotinas cartorárias e de gestão processual, informou o juiz Thiago Augusto.
Niel Rodrigues - Ascom CGJAL
imprensacgj.al@gmail.com