Comissão julgadora se reuniu na Esmal para corrigir as redações, nesta terça (10).
A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) iniciou, nesta terça (10), a correção das provas do concurso de redações, promovido em parceria com as secretarias de Educação municipal e estadual. Alunos da rede pública produziram ao todo 33 textos, com o tema "Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade".
A pedagoga e técnica da Seduc, Fernanda Souto, destacou a importância do concurso. "A redação consegue aproximar o estudante da temática de forma a fazê-lo refletir sobre as questões que permeiam a cidadania e sobre quais rumos se deseja para a sociedade moderna", avaliou.
A servidora Ana Valéria destacou que o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), da Esmal, realizou diversas palestras sobre cidadania, que contribuÃram com a realização da avaliação. “Fizemos uma prova bem elaborada no nÃvel de Enem, com todo o conteúdo que trabalhamos durante o ano, como abuso, violência, bullying, drogas e meio ambiente".
A prova foi elaborada pela equipe pedagógica da Escola SESI/FIEA, que esse ano tornou-se parceira do PCJE. A escola contribuiu ainda com a doação de 17 tablets, que irão compor a premiação.
Participaram da avaliação alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e da 1ª Série do Ensino Médio da rede estadual. A premiação do concurso ocorrerá no próximo dia 20 de outubro, na sede da Esmal.
Seleção
A comissão de cada escola selecionou, inicialmente, os três melhores textos, que foram encaminhados à comissão julgadora, na Esmal. A avaliação levou em conta critérios como adequação ao tema, clareza, objetividade, escrita e gramática.
Serão premiadas as melhores redações de cada escola. Os três primeiros de cada instituição de ensino receberão mochilas e kits escolares. O primeiro lugar de cada escola da rede de ensino receberá um tablet, doado pela Escola SESI/FIEA.
O professor orientador do aluno que ficar na primeira colocação geral de cada rede de ensino também receberá um tablet. O diretor da escola que obtiver a maior média geral também será agraciado.
Escolas participantes
Escolas estaduais: Silveira Camerino, Princesa Izabel, Mário Broad, Anaias de Lima, Edmilson Pontes.
Escolas municipais: João Sampaio, Silvestre Péricles, Zumbi dos Palmares, Pompeu Sarmento, Antidio Vieira e Haroldo da Costa.
Douglas Henrique - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br