A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), por meio do programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), iniciou concurso de redações, nesta quinta-feira (28). Ao todo, 11 instituições da rede pública de ensino participarão da ação, entre hoje e segunda-feira (2).
O concurso deste ano tem como tema "Sou cidadão: conheço, debato e exerço os meus direitos em sociedade". O objetivo é fomentar a reflexão sobre a temática, contribuindo para que os alunos tenham uma participação social mais ativa e se reconheçam como agentes de transformação na sociedade e sujeitos da própria história.
O concurso tem subtemas, como relações de gênero e violência, bullying, trabalho infantil, entre outros. A iniciativa é uma parceria da Esmal com as secretarias municipal e estadual de Educação, além da Escola Sesi da Casa da Indústria.
Confira as instituições participantes:
Escolas Estaduais: Silveira Camerino, Princesa Isabel, Mário Broad, AnaÃas de Lima, Edmilson Pontes.
Escolas Municipais: João Sampaio, Silvestre Péricles, Zumbi dos Palmares, Pompeu Sarmento, AntÃdio Vieira e Haroldo da Costa.
Seleção
A comissão de cada escola selecionará, inicialmente, os três melhores textos, que serão encaminhados à comissão julgadora, composta por integrantes da Esmal, da Semed e da Seduc. A avaliação final será realizada no dia 10 de outubro. O julgamento levará em conta critérios como adequação ao tema, clareza, objetividade, escrita e gramática.
Serão premiadas as melhores redações de cada escola. Os três primeiros de cada instituição de ensino receberão mochilas e kits escolares. O primeiro lugar de cada escola da rede de ensino receberá um tablet.
O professor orientador do aluno que ficar na primeira colocação geral de cada rede de ensino também receberá um tablet. O diretor da escola que obtiver a maior média geral também será agraciado. O edital pode ser conferido aqui.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL DS e DH
imprensa@tjal.jus.br