O desembargador Tutmés Airan, coordenador da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), prestigiou o Fórum Estadual de organismos de polÃticas para mulheres, nesta terça (29), no Hotel Ritz Lagoa da Anta. A juÃza Eliana Machado, que integra a Coordenadoria do TJAL, também participou do evento.
O Fórum, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), contou com a entrega da Medalha do Mérito da República Deodoro da Fonseca à ministra de Estado da Mulher, Cida Gonçalves.
Para o desembargador Tutmés Airan, o encontro ressaltou os avanços na luta em defesa da mulher, mas também enfatizou o que ainda precisa ser realizado pelos Poderes e pela sociedade civil.
“Nós precisamos dar as mãos. Quando falo ‘nósÂ’, eu me refiro aos Poderes da República e à s organizações da sociedade civil, porque não obstante todos os avanços, é preciso dizer, por exemplo, que o feminicÃdio no Brasil cresceu em 6,1%”, enfatizou o desembargador.
Desembargador durante evento Fórum Estadual, nesta terça (29). Foto: Marco Antônio/Agência Alagoas
Tutmés Airan defendeu ainda a necessidade da efetiva implementação da Lei Maria da Penha em todo o estado, com mecanismos que promovam a proteção das mulheres.
“Precisamos continuar o processo de implementação da Lei Maria da Penha, que precisa funcionar em todos os municÃpios de Alagoas com as devidas ferramentas, e hoje, talvez a maior ferramenta seja a Patrulha Maria da Penha”, destacou Airan.
O Fórum visa fortalecer o diálogo entre o Poder Executivo Estadual e os municÃpios, além de proporcionar o crescimento da rede estadual de combate à violência doméstica e familiar.
Fórum Estadual visa fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher. Foto: Marco Antônio/Agência Alagoas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL -TL
imprensa@tjal.jus.br