Na manhã desta quinta (03), a juÃza Soraya Maranhão, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, recebeu integrantes do Programa Repense para dar inÃcio à s ações relativas ao Agosto Lilás.
O programa faz parte da Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (SEPREV) e é constituÃdo pela execução de grupos reflexivos responsabilizantes voltados para homens autores de violência doméstica e familiar contra mulheres em cumprimento de medidas protetivas ou como pena alternativa.
A reunião teve como objetivo a aproximação do Juizado com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O momento também oportunizou a apresentação da equipe do Repense e do trabalho realizado pelo programa parceiro com a discussão de sugestões para melhoria do serviço ofertado e do incremento de estratégias de avaliação dos impactos.
Segundo a magistrada, o programa é um importante parceiro do Juizado. “Hoje tivemos a oportunidade de estreitar as relações do Juizado com o Projeto Repense, conhecendo melhor o trabalho desenvolvido com o grupo reflexivo de homens que vem contribuindo no enfrentamento à violência doméstica, já que muitos deles ou passaram por um processo criminal no Juizado ou estão cumprindo medida protetiva”, explicou.
Ainda segundo a juÃza, o programa oportuniza a esses homens desenvolvimento pessoal para que percebam o real significado do que é ser homem, além de outras questões importantes como a paternidade. ”Grupos reflexivos como esse têm um papel importante na diminuição da reincidência em casos de violência doméstica. Somente nesse primeiro semestre o Juizado já recebeu 1176 casos novos dessa natureza”, completou.
Estiveram presentes as profissionais que integram o Repense: a psicóloga Márcia Carolline, a advogada Larissa Santos e a assistente social Hilleana PatrÃcia. Além da equipe multidisciplinar do Juizado, a assistente social Monique Santos, a psicóloga Anelise Lobão e a estagiária de serviço social Jaqueline LaÃs.