O municÃpio de Marechal Deodoro aderiu, nesta quarta-feira (19), ao Moradia Legal VI, nova etapa do programa de regularização fundiária do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Deverão ser regularizadas, em um primeiro momento, 130 casas no conjunto Terra Esperança. A previsão é que os tÃtulos de propriedade sejam entregues em 4 de agosto, um dia antes de a cidade comemorar 432 anos.
O presidente do TJAL, Fernando Tourinho, reforçou a importância da parceria com os municÃpios. "Vamos iniciar por Marechal Deodoro, mas pretendemos percorrer diversas cidades do estado de Alagoas. Toda Prefeitura que tiver condição de regularizar os imóveis, a gente vai ajudar", afirmou o desembargador.
O prefeito Cláudio Filho Cacau afirmou que o municÃpio tem demanda para regularizar, mais na frente, outros 500 imóveis. "Queremos levar cidadania, respeito e segurança jurÃdica aos moradores".
O Moradia Legal é uma parceria entre TJAL, Corregedoria-Geral da Justiça, Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e Prefeituras. Desde que foi lançado, em 2005, o programa já regularizou mais de 43 mil imóveis de famÃlias de baixa em renda em Alagoas.
De acordo com o desembargador Carlos Cavalcanti, coordenador do Moradia Legal, qualquer municÃpio pode solicitar adesão ao programa. Ainda segundo ele, as prefeituras devem observar a nova lei de regularização fundiária, que exige dos municÃpios que o núcleo urbano a ser regularizado tenha os serviços públicos mÃnimos, como água, energia elétrica, transporte e escolas próximas.
O desembargador destacou os benefÃcios com a regularização das casas. "O tÃtulo de propriedade proporciona à s famÃlias acesso a crédito para reforma ou ampliação do imóvel, além de segurança jurÃdica na hora da transferência do bem, seja em vida, seja aos herdeiros após a morte".