A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e as equipes interprofissionais das Varas da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), trocaram experiências e abordaram as melhores táticas para fortalecer os trabalhos, nesta quarta-feira (24), durante o 12º Encontro Estadual de Adoção, no Maceió Shopping.
Na ocasião, os membros da CEIJ, assistentes sociais, psicólogos e pedagogos abordaram os temas relacionados à adoção, como o aprimoramento dos profissionais na execução dos trabalhos, as diversas etapas no processo de adoção e como manusear o sistema utilizado pelo TJAL de maneira efetiva.
Elisângela Ferreira, assistente social da CEIJ, destacou a importância do encontro para aprimorar o serviço prestado pelo Poder Judiciário. “A troca de saberes e experiências contribui para agilizar o trabalho das equipes interprofissionais, beneficiando a população em geral”, disse.
Liliana Behar, psicóloga da CEIJ, explicou que o encontro permite às equipes trazer sugestões e alinhar com todos os integrantes as melhores formas de agir. “Compartilhar as dificuldades que enfrentam e as alternativas encontradas para solucionar os problemas agiliza o trabalho, o que possibilita uma atuação conjunta entre as equipes”, afirmou.
Para Talita Marriele, assistente social da equipe multidisciplinar da 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Largo, a troca de experiência, ao lidar com situações como adoção e entrega voluntária entre as equipes, é fundamental. “Aprimora o conhecimento para continuar realizando o trabalho e trocar dicas e compartilhar as técnicas contribui para continuar oferecendo um trabalho de qualidade”.
Além das equipes interprofissionais da CEIJ e da 1ª Vara da Infância e Juventude de Rio Largo, participaram também integrantes da 14ª Vara Criminal da Capital, 28ª Vara CÃvel da Capital - Infância e Juventude, as equipes multidisciplinares de Porto Calvo, de Marechal Deodoro, da Faculdade Estácio de Sá e do Grupo de Apoio à Adoção de Alagoas (GAAAL).