JuÃza Eliana Machado (à esquerda) falou sobre a honra e a alegria de receber o prêmio. Foto: Secom Maceió
A juÃza Eliana Augusta Acioly Machado, titular da 3ª Vara da Comarca de Rio Largo, foi uma das 13 mulheres homenageadas, nesta quinta-feira (30), no prédio da Associação Comercial, com o prêmio Selma Bandeira, na categoria Educação. A premiação é entregue pela Prefeitura de Maceió a mulheres que contribuem para uma sociedade mais justa.
“É uma honra muito grande ser uma das homenageadas de 2023, em razão da relevância da mulher que foi Selma Bandeira e do legado que ela deixou para a sociedade. Legado de luta por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Saber que grandes mulheres, como a saudosa desembargadora Nelma Padilha e a juÃza Sandra Janine também já foram homenageadas me fazem crer que estou no caminho certo”, disse a magistrada Eliana Machado.
Selma Bandeira nasceu em Delmiro Gouveia, no dia 1º de janeiro de 1944, foi médica sanitarista e deputada estadual por Alagoas. Ela se destacou ao lutar pelos direitos dos cidadãos alagoanos e igualdade de direitos para as mulheres durante o regime militar, sendo perseguida e presa. No ano de 1986, ao 42 anos, Selma faleceu em um acidente automobilÃstico.
O troféu homenageia as mulheres que se destacam nos segmentos de Pesquisa, PolÃtica, Filantropia, Educação, Serviço Público Municipal, Empreendedorismo Empresarial, Defesa dos Direitos da Cidadania, Preservação da Cultura Popular, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Literatura e Gestão Pública.
Diretoria de Comunicação – Dicom TJAL