JuÃza Carolina Valões ministrou aula sobre Justiça Restaurativa. Foto: Cortesia
A juÃza Carolina Sampaio Valões, titular do 1º Juizado Especial CÃvel de Arapiraca, ministrou aula sobre a Justiça Restaurativa no Módulo Nacional de Formação Inicial para os 98 novos juÃzes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (24). A capacitação promovida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) foi realizada em BrasÃlia.
Segundo a magistrada, a partir deste ano, na gestão do ministro Mauro Campbell Marques, os juÃzes em formação dos tribunais de todo o paÃs precisam passar por um módulo de capacitação nacional, com duração de uma semana, na sede da Enfam.
“Eles estão fazendo o curso obrigatório para todos que passam no concurso para juÃzes, com 480 horas de aula. Aqui em BrasÃlia aconteceu o módulo nacional e eu ministrei as aulas de hoje de manhã e tarde, com carga horária de 10 horas. Agora eles retornam para a Escola Paulista da Magistratura e dão continuidade ao curso local”, explicou a juÃza.
A Enfam regulamenta, autoriza e fiscaliza os cursos oficiais para ingresso, vitaliciamento e promoção na carreira da magistratura no Brasil. Prevista originalmente na Emenda Constitucional nº 45, que promoveu mudanças na estrutura do Poder Judiciário, a Escola foi instituÃda em 30 de novembro de 2006 por meio da Resolução nº 3 do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Módulo nacional de formação foi realizado na sede da Enfam, em BrasÃlia. Foto: Cortesia
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL - RF
imprensa@tjal.jus.br