O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fernando Tourinho, e o prefeito do MunicÃpio de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), discutiram ações de reestruturação do Centro da cidade e a necessidade da desocupação de área próxima ao local onde funcionarão os setores administrativos do Poder Judiciário.
O presidente Fernando Tourinho explicou ao prefeito que, para iniciar a reforma do prédio doado pelo Governo do Estado no ano passado, será necessária a retirada pacÃfica de alguns comerciantes que se encontram entorno do local, que já funcionou como Secretaria do Estado da Educação.
“Precisamos erguer o muro e fazer todas as obras que são necessárias para oferecermos a melhor condição de trabalho para os servidores e a melhor prestação jurisdicional à sociedade. Estamos em 2023 e houve um crescimento gigantesco de processos e de pessoas que estão trabalhando neles, o tribunal cresceu muito. Para mim, o maior marco da gestão do presidente Klever Loureiro foi conseguir esse patrimônio para o Judiciário para que nós possamos alocar ali vários departamentos administrativos do Poder Judiciário alagoano”, explicou.
Para o prefeito JHC, o investimento do Poder Judiciário na restauração do Centro será importante para valorizar a região e atrair mais consumidores para as ruas do comércio.
“Nós estamos estruturando ações com o Tribunal de Justiça para fazermos além do Palácio da Justiça alagoana um resgate histórico. Queremos melhorar nosso centro e o novo prédio do Tribunal de Justiça, com certeza, será muito importante para que tenhamos mais visitantes. Vamos requalificar uma área importante do nosso comércio, que fica próximo ao restaurante popular e ao nosso Shopping Popular”, disse o prefeito.
Fernando Tourinho também destacou que a revitalização da região acabará com o aspecto de lugar abandonado, tornando o local mais atrativo para a população. O presidente também demonstrou o interesse do TJAL de adotar a Praça Deodoro a fim de torná-la um lugar mais agradável.
“O centro precisa voltar à quela pujança do passado. Em termos de compras, as pessoas voltando ao centro nós teremos até de ponto turÃstico. ColocarÃamos aqui na Praça Deodoro um local para os ônibus aportarem e os turistas pudessem descer. Nós já temos a Corregedoria aqui do outro lado. Eu acho que com isso nós vamos transformar o centro da cidade num local turÃstico para o povo alagoano”, falou.