Esmal 22/09/2020 - 04:09:54
PCJE On-line: live destinada aos estudantes da rede pública discute diversidade de gênero
'É importante que a gente informe as futuras gerações para que elas possam enxergar uns aos outros de maneira respeitosa', afirma a servidora Andréa Santa Rosa, que participou da transmissão

Transmissão aconteceu no Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Secretaria de Educação do Estado. Transmissão aconteceu no Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas e da Secretaria de Educação do Estado.

"Quando falamos sobre diversidade sexual e de gênero, a gente está se referindo às várias formas possíveis de se expressar sexualmente e se reconhecer da forma que desejar”, afirmou o servidor do Poder Judiciário, Thitto de Amorim, durante mais uma live do projeto PCJE On-line, promovido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). A transmissão sobre diversidade de gênero foi destinada aos estudantes da rede pública de ensino e ocorreu nesta segunda-feira (21), nos perfis do Instagram do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Na ocasião, Thitto conversou com a analista judiciária do TJAL, Andréa Santa Rosa, sobre a importância do respeito pela diversidade, o  preconceito sofrido por pessoas do grupo LGBTQI+, entre outros tópicos. “Nós estamos falando do respeito, de entender que ainda que eu não tenha esse pensamento, isso não me dá o direito de obrigar alguém a pensar da mesma forma que eu", afirmou o servidor. Confira a live aqui.

Para Andréa, esse é um assunto que deve ser abordado entre os jovens nas escolas. "É importante que a gente informe as futuras gerações para que elas possam enxergar uns aos outros de maneira respeitosa. Esse tipo de debate é muito importante nas escolas, porque muitas vezes, em casa, não se tem tanto espaço para isso. A escola acaba sendo o primeiro contato com as diferenças", disse.

Durante a live, Andréa também falou sobre feminismo e o machismo sofrido pelas mulheres em todas as esferas de suas existências. "Hoje, a mulher tem o direito de trabalhar, mas ainda não é tão aceita. Diariamente nós recebemos pequenas mensagens que dizem 'Tudo bem, você está aqui, mas não deveria estar. Você não pode falar, você não tem voz'. São essas pequenas sutilezas que a gente precisa combater", destacou a analista.

Ainda, Thitto também citou alguns marcos históricos do Poder Judiciário a respeito da comunidade LGBTQI+, a exemplo de uma decisão do juiz Alexandre Machado, titular de Arapiraca do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, que utilizou a Lei Maria da Penha para deferir medida protetiva para uma mulher trans. “O juiz Alexandre, reconhecendo a situação doméstica e familiar de uma pessoa trans, ele deferiu medidas protetivas de urgência em favor de uma transexual. Isso é algo tão novo e esplêndido que traz uma visão aberta e ampla da Constituição Federal, que assegura a dignidade da pessoa humana", destacou.

O projeto PCJE On-line é uma iniciativa do Programa Cidadania e Justiça na Escola, da Esmal, e continuará promovendo lives com temas de interesse público para a conscientização dos alunos da rede pública de ensino. Servidores e magistrados que desejarem ministrar palestras no mês de outubro, devem se inscrever através do endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVJzXHW_bl2u96SHlNVgpI_VuSHkoPwfGTlX3oSQOSwalq5A/viewform. Confira os temas disponíveis no edital.


Lucas de França - Esmal TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.