Geral 31/08/2020 - 01:08:59
SPU passa a atuar em 32 unidades judiciárias a partir desta terça (1º)
Todas as varas criminais do estado já integram a Secretaria de Processamento Unificado; objetivo é que 100% das varas cíveis também possam contar com os trabalhos da SPU

Arte: Dicom Arte: Dicom

A partir desta terça-feira (1º), mais 11 varas cíveis de Maceió passarão a integrar a Secretaria de Processamento Unificado (SPU). Com a expansão, a secretaria, que já colabora com todas as 19 varas criminais do estado e com duas varas cíveis da capital, passa a atuar em 32 unidades do Poder Judiciário alagoano. 

Atualmente, a SPU trabalha em 27.611 processos. A partir de amanhã, passará a atuar em mais 33.631, totalizando 61.242 processos cíveis e criminais. Para isso, serão lotados mais 41 servidores, sendo 23 removidos e 18 cedidos pelas varas que passarão a ingressar a SPU, que contará com 89 servidores.

Os novos servidores lotados na SPU passarão por treinamento presencial de 8 a 11 de setembro, seguindo todas as recomendações de segurança contra o contágio do novo coronavírus. 

SPU

Criada por meio da resolução nº 32, de 28 de novembro de 2017, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e implantada em julho de 2018, a SPU praticou, somente de 1º de março a 31 de julho, 77.142 atos cartorários.

De acordo com o juiz Hélio Pinheiro, coordenador da SPU, a secretaria tem como finalidade não deixar acumular processos, cumprindo os atos cartorários, em regra, no mesmo dia em que são despachados pelo juiz ou, no máximo, em 48 horas. 

"O presidente Tutmés Airan, juntamente com o corregedor Fernando Tourinho, não tem medido esforços para que a Secretaria se torne o principal centro de cumprimento de atos processuais do Poder Judiciário de Alagoas. Tenho a visão de que a SPU, se continuar sendo priorizada, tornar-se-á um motivo de grande orgulho para nosso sistema de justiça e fará uma revolução de uso racional e eficiente dos nossos recursos humanos e materiais, produzindo mais e gastando menos", destacou o juiz Hélio Pinheiro.

Ainda segundo o magistrado, o objetivo da atual gestão é que todas as varas criminais e cíveis do Judiciário alagoano possam contar com o apoio dos trabalhos da SPU. A secretaria é supervisionada pelo desembargador Domingos de Araújo Lima Neto.

Robertta Farias - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br



Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.