Mediação e Conciliação 07/02/2026 - 09:02:09
Juíza Maísa Cesário participa da reunião do Fórum Nacional de Conciliação e Mediação
Magistrada ressaltou que participação do TJAL no Fonamec fortalece a conciliação e a mediação como instrumentos de uma justiça humanizada

Juíza Maísa Cesário representou TJAL na reunião do Fonamec, em BH Juíza Maísa Cesário representou TJAL na reunião do Fonamec, em BH Stephany Domingos

A juíza Maísa Cesário, vice-coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) representou o Judiciário alagoano na reunião do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), que aconteceu em Belo Horizante na última quinta-feira (5).

O evento reuniu coordenadores dos Nupemecs de todo o país para debater e avaliar políticas voltadas à justiça consensual. Além disso, o encontro marcou a eleição do 25º juiz auxiliar da Comarca de Belo Horizonte, Juliano Carneiro Veiga, como presidente do Fonamec.

A juíza destacou a importância da participação do TJAL no evento. “A representatividade do Tribunal de Justiça de Alagoas nesse encontro é fundamental para informar nossas atribuições e fortalecer a conciliação e a mediação como instrumentos de uma justiça humanizada, acolhedora e mais célere para a população”, afirmou.

A magistrada também enfatizou que o Nupemec de Alagoas segue as diretrizes e boas práticas discutidas nacionalmente. “O Fonamec avalia o que está dando certo em cada estado e encaminha resoluções que orientam a atuação dos núcleos. Isso fortalece a política de justiça consensual em todo o país”, disse.

Fonamec

O Fonamec é um Fórum Permanente, de âmbito nacional, instituído pela Resolução nº 125/2010 do CNJ, integrado pelos magistrados Presidentes, Coordenadores e Membros de Nupemecs, bem como pelos magistrados Coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) vinculados aos Tribunais de Justiça.

Criado em dezembro de 2014, o Fonamec tem o objetivo de promover discussões e apresentar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar continuamente os métodos consensuais de solução de conflitos.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.