A juÃza MaÃsa Cesário, vice-coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) representou o Judiciário alagoano na reunião do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), que aconteceu em Belo Horizante na última quinta-feira (5).
O evento reuniu coordenadores dos Nupemecs de todo o paÃs para debater e avaliar polÃticas voltadas à justiça consensual. Além disso, o encontro marcou a eleição do 25º juiz auxiliar da Comarca de Belo Horizonte, Juliano Carneiro Veiga, como presidente do Fonamec.
A juÃza destacou a importância da participação do TJAL no evento. “A representatividade do Tribunal de Justiça de Alagoas nesse encontro é fundamental para informar nossas atribuições e fortalecer a conciliação e a mediação como instrumentos de uma justiça humanizada, acolhedora e mais célere para a população”, afirmou.
A magistrada também enfatizou que o Nupemec de Alagoas segue as diretrizes e boas práticas discutidas nacionalmente. “O Fonamec avalia o que está dando certo em cada estado e encaminha resoluções que orientam a atuação dos núcleos. Isso fortalece a polÃtica de justiça consensual em todo o paÃs”, disse.
Fonamec
O Fonamec é um Fórum Permanente, de âmbito nacional, instituÃdo pela Resolução nº 125/2010 do CNJ, integrado pelos magistrados Presidentes, Coordenadores e Membros de Nupemecs, bem como pelos magistrados Coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) vinculados aos Tribunais de Justiça.
Criado em dezembro de 2014, o Fonamec tem o objetivo de promover discussões e apresentar boas práticas para aprimorar o exercÃcio das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar continuamente os métodos consensuais de solução de conflitos.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br