O juiz Antônio Iris da Costa Júnior, titular da Comarca de Joaquim Gomes, participa da inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), no perÃodo de 3 a 7 de fevereiro de 2026.
O magistrado foi requisitado pelo ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça, e teve sua liberação autorizada pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Fábio Bittencourt.
O magistrado ressaltou que sua atuação em inspeções nacionais tem sido contÃnua. “É enriquecedor poder conhecer a organização e o funcionamento de outros tribunais, e trazer boas práticas para o poder judiciário de Alagoas”, destacou.
Em 2025, ele integrou as equipes do CNJ nas inspeções realizadas nos tribunais de justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Acre (TJAC) e Santa Catarina (TJSC), acumulando experiência no acompanhamento das rotinas administrativas e jurisdicionais das cortes estaduais.
Em 2026, além do TJRO, o juiz Antônio Iris também participará das inspeções da Corregedoria Nacional de Justiça nos tribunais de justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e Minas Gerais (TJMG), ambos no mês de março, e no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em abril.
Sobre as inspeções do CNJ
A Corregedoria Nacional de Justiça realiza inspeções em unidades judiciárias e administrativas, bem como em cartórios extrajudiciais, com o objetivo de verificar o devido funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades.
Durante as inspeções, as equipes fazem o acompanhamento in loco das atividades dos tribunais, sem alterar a rotina dos fóruns e das varas, nem interferir nos prazos dos processos em tramitação. Ao final dos trabalhos, é elaborado um relatório técnico, que destaca boas práticas adotadas pelas cortes, aponta a necessidade de aperfeiçoamento de rotinas e pode conter recomendações para o melhor desempenho das unidades judiciais.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br