Em 2025, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) implantou dois novos sistemas de gestão: o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), destinado aos processos administrativos, e o Eproc, voltado à tramitação de processos judiciais. A iniciativa busca dar mais celeridade e eficiência às atividades do Poder Judiciário.
SEI
O SEI passou a ser utilizado em novembro de 2025, em substituição ao Sistema Administrativo Integrado (SAI), utilizado por magistrados e servidores desde 2015. O Ato Normativo nº 24/2025, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 26 de novembro de 2025, dispõe sobre a implantação do sistema e do funcionamento do projeto-piloto.
A expansão gradual do uso do SEI para os todos os tipos de assuntos administrativos ocorrerá após a conclusão do projeto-piloto, que será executado até 19 de dezembro. Nesta fase inicial, o projeto abrange as solicitações de carteira funcional, suprimento de fundos e abono de permanência.
O presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, destacou que o sistema é consolidado e já vem sendo utilizado por outros órgãos da administração pública. "Ele se integra a outros sistemas, não só da União, como também do Estado. É um avanço para o Poder Judiciário", afirmou.
Eproc
Já o Eproc entrou em operação no dia 12 de dezembro de 2025, tornando-se o novo sistema de gestão processual judicial do TJAL.
O uso da ferramenta, que traz diversas inovações e possibilidades de automação, foi iniciado pela Comarca de Coruripe, por meio de um projeto-piloto que abrange os processos de jurisdição delegada da unidade.
Segundo o presidente Fábio Bittencourt, a mudança proporcionará melhorias na prestação da tutela jurisdicional e permitirá a integração com diversos tribunais do país.
Vendo a necessidade de melhorarmos a prestação jurisdicional, ingressamos no Eproc. Ele representa um salto tecnológico para o tribunal. É pertencer a uma comunidade que interage e operacionaliza o sistema em conjunto. O progresso, a tecnologia e a modernização vêm com essa integração entre os órgãos da Justiça, enfatizou o presidente.
Para utilizar o sistema, basta acessar a nova aba Portal EPROC, no site do TJAL. Na página, é possível peticionar processos, acessar o cronograma de implantação, manuais e tutoriais para o público externo, Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), o Portal do Conhecimento - exclusivo para os usuários internos, além de perguntas frequentes e suporte.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL