Relatório 2025 15/12/2025 - 10:12:58
Conciliação: Judiciário de Alagoas promoveu quase 35 mil acordos em 2025
Atualmente, o Poder Judiciário conta com 32 Centros Judiciários de Resolução de Conflitos

Presidente Fábio Bittencourt durante visita às audiências da XX Semana Nacional da Conciliação. Presidente Fábio Bittencourt durante visita às audiências da XX Semana Nacional da Conciliação. Thássia Leite

Em 2025, o Poder Judiciário de Alagoas promoveu 34.439 acordos entre as partes de demandas pré-processuais e processuais, realizados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), Juizados Especiais e demais unidades judiciárias.

Os dados são da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário (APMP) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Atualmente, o Judiciário de Alagoas conta com mais de 30 Cejuscs que atuam na promoção da resolução de conflitos de forma mais célere e consensual. Confira os endereços e contatos.

A conciliação e a mediação são incentivadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como meios eficazes para a solução de conflitos. Em Alagoas, essas ações são coordenadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).

XX Semana Nacional da Conciliação

Entre 3 e 7 de novembro, o TJAL promoveu a XX Semana Nacional da Conciliação. A força-tarefa pautou mais de três mil processos em todo o estado, com a participação dos Cejuscs, Juizados Especiais e comarcas do interior do Estado.

Durante a ação, os Cejuscs de Maceió e de Arapiraca firmaram mais de 900 acordos, totalizando mais de R$ 3,3 milhões em valores conciliados. As matérias abrangeram temas como alimentos, partilha de bens, causas fiscais e questões de família.

A semana contou com uma diversidade de ações e com o envolvimento de instituições de ensino e da sociedade civil, em iniciativas voltadas ao fortalecimento da cultura da paz e da justiça consensual. No Maceió Shopping, universidades parceiras promoveram palestras informativas sobre o assunto.

Capacitação

Além das ações conciliatórias, o Nupemec promoveu cursos de capacitação, formação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores, em parceria com a Escola de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal). As formações tiveram 100 horas/aula, com conteúdo teórico-prático, e foram voltadas a magistrados, servidores, colaboradores dos Cejuscs e profissionais das serventias extrajudiciais.

Celeridade

Para o presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, o diálogo entre as partes contribui para a celeridade processual e para a redução da sobrecarga do Judiciário. “Que todos consigam sair com seus direitos garantidos, de forma que o litígio se encerre com celeridade e menos prejuízo para as partes”, afirmou o desembargador.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.