Eproc 12/12/2025 - 01:12:25
TJAL implanta eproc, novo sistema de gestão processual
Sistema entrou em funcionamento nesta sexta (12), na Comarca de Coruripe; Fábio Bittencourt enfatizou vantagens da ferramenta

Eproc foi implantado nesta sexta (12), em solenidade conduzida pelo presidente do TJAL. Eproc foi implantado nesta sexta (12), em solenidade conduzida pelo presidente do TJAL. Thássia Leite

Após três décadas de uso do e-SAJ, implantado pelo então presidente José Agnaldo de Souza Araújo, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) deu início, nesta sexta (12), à implantação de um novo sistema de gestão processual, o eproc.

O presidente Fábio Bittencourt conduziu a solenidade de implantação, no Pleno da Corte Estadual. Segundo ele, a mudança para o eproc proporcionará melhorias na prestação da tutela jurisdicional e permitirá a integração com diversos tribunais de todo o país que usam o mesmo sistema.

“Vendo a necessidade de melhorarmos a prestação jurisdicional, ingressamos no eproc. Ele representa um salto tecnológico para o tribunal. É pertencer a uma comunidade que interage e operacionaliza o sistema em conjunto. O progresso, a tecnologia e a modernização vem com essa integração entre os órgãos da Justiça”, discursou o presidente.

O presidente Fábio Bittencourt destacou as vantagens do novo sistema, durante evento desta sexta (12). Foto: Caio Loureiro.

Projeto piloto

O uso da ferramenta, que traz diversas inovações e possibilidades de automação, foi iniciado pela Comarca de Coruripe, a partir de um projeto piloto que abrange os processos de jurisdição delegada da unidade. O primeiro processo já foi peticionado no eproc nesta sexta (12), pelo advogado Francisco Carlos Hipólito.

Para utilizar o sistema, basta acessar a nova aba no site do TJAL “Portal EPROC”. Na página, é possível peticionar processos, acessar cronograma de implantação, manuais e tutoriais para o público externo, Diário de Justiça Eletrônico Nacional - DJEN, Portal do Conhecimento - exclusivo para os usuários internos, perguntas frequentes e suporte.

O primeiro processo já foi peticionado no eproc nesta sexta (12), pelo advogado Francisco Carlos Hipólito. Frame: TV Tribunal.

Planejamento

Durante o evento, o desembargador Antônio Carlos Alves Braga, coordenador da Comissão para Assuntos de Informática do TJSP, relatou a trajetória seguida pelo tribunal paulista para a implantação do eproc, iniciada em abril deste ano.

“É um processo que precisa ser feito de forma gradual, para que todos se preparem para a mudança e não haja um colapso ou uma paralisação do serviço judiciário. É um processo que precisa ser muito cauteloso e em São Paulo seguimos um cronograma detalhado desde a adesão até o final da implantação, prevista para 2029”, explicou o desembargador.

O desembargador Antônio Carlos Alves Braga, coordenador da Comissão para Assuntos de Informática do TJSP. Foto: Caio Loureiro.

Diati

Rafael Casado, juiz auxiliar da Presidência do TJAL e coordenador do projeto, destacou que a implantação do eproc é fruto do trabalho de muitos, com destaque para o apoio do presidente do TJAL, do diretor-geral Magno Vitório e da equipe da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação (Diati), conduzida pela diretora adjunta Juliana Santos.

“Gostaria de agradecer a todos os servidores da Diati pela implantação dos novos sistemas. Uma equipe de uma qualidade excepcional e que mostrou todo seu o compromisso com o nosso tribunal”, ressaltou o juiz.

Prestigiaram o evento o desembargador Márcio Roberto Tenório; a juíza convocada Adriana Carla; o presidente da Associação dos Magistrados Alagoanos (Almagis), juiz Hélio Pinheiro; juízes auxiliares da Presidência; magistrados, servidores do TJAL e advogados.

Juízes e servidores da Diretoria Adjunta de Tecnologia da Informação do TJAL. Foto: Caio Loureiro.

Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL

imprensa@tjal.jus.br


Curta a página oficial do Tribunal de Justiça (TJ/AL) no Facebook Assista aos vídeos da TV Tribunal, visite nossa Sala de Imprensa e leia nosso Clipping. Acesse nosso banco de imagens. Ouça notícias do Judiciário em nosso Podcast.